A imagem acima tem circulado na internet como dica de limpeza de chuveiro residencial. Já famosa entre diversos grupos que compartilham dicas domésticas a descrição do processo de limpeza indicado pode oferecer risco ao consumidor por não orientar claramente sobre os riscos de eletrocussão.
O responsável pela área técnica da Apoio Paulo Paixão, avaliou a imagem e comentou sobre os riscos desta dica de limpeza.
‘ O chuveiro da foto tem instalação de aquecimento central, ou seja, não tem instalação elétrica. Neste caso o processo pode ser feito sem riscos de eletrocussão. Mas em sua maioria, as instalações de chuveiros no Brasil são elétricas, e desligar apenas o chuveiro, colocando o botão na opção FRIA não garante segurança alguma ao usuário. Seja qual for a forma de limpeza escolhida pelo usuário desligar o disjuntor é o primeiro passo para garantir a segurança. Cabe lembrar que após limpar o chuveiro, deve-se ligar a água ainda com o disjuntor desligado, para que o aparelho se abasteça de água fria e limpa, para só depois, ligar a energia. Pois o chuveiro elétrico vazio quando acionado pode causar a perda da resistência e até um curto circuito. ’
Choques elétricos matam 1 pessoa a cada dois dias em SP, segundo a secretaria estadual de saúde. Procedimentos simples de segurança e informação adequada podem salvar vidas. Divulgue esta matéria. Reduza o risco de acidentes por choque elétrico.