O presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz, participou nesta terça-feira, 28 de agosto, de reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília. O ministro solicitou a presença de diversos setores da economia para discutir a manutenção ou não da redução do IPI.
Segundo o presidente da Anamaco, Mantega recebeu um balanço de todas as entidades e avisou que irá fazer uma análise dos dados antes de tomar uma decisão.
De acordo com Conz, no segmento de material de construção, o problema, no curto prazo, é o de financiamento, já que a redução de IPI tem validade até 31 de dezembro. Conz informou que o setor também pediu ao governo a inclusão de mais 50 itens na lista de produtos desonerados, mas já sabe que o ministro não aceitará a inclusão de todos os produtos.
O presidente da Anamaco também disse que o ministro está confiante de que a economia brasileira vai ter um crescimento entre 3% e 4% até o final do ano. "Ele passou uma mensagem de confiança. Todos os setores presentes à reunião solicitaram a renovação da redução do IPI. O ministro não prometeu nada, mas está muito disposto a encontrar soluções para as dificuldades de alguns setores, em especial o da construção", declarou.